天天看點

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

作者:走近澳門

中國傳統醫學越來越受葡語國家歡迎,特别是在輔助治療和纾緩痛楚方面,更成為莫三鼻克人民求醫的其中一個重要選擇。從了解、認識、普及到發展,我們都能看到澳門作為中國與葡語國家橋梁的身影。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

中國傳統醫學服務世界

今天,在莫三鼻克不難發現中醫理療診所,當地對針灸、推拿和中醫藥有信心,多少是來自于越來越多患者實際應用後的口碑。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

莫麗斯(Valérie Morais)說:“我因坐骨神經痛而無法行走,是以尋求中醫治療。試過後我對結果非常滿意,第一次治療後感覺好多了。現在,我已經可以走路,而且已沒有以前的疼痛感。”這是莫三鼻克首都一所針灸中心的求診者,據主理醫師達馬斯(Luís Damas)介紹,不少遇上疑難雜症的病人,已知道如何求助于中國傳統醫學的輔助。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

從疫情時抗抑郁與焦慮、到纾緩荷爾蒙失調、調理消化系統及呼吸道問題,乃至于肩頸、關節的護理,很多莫三鼻克人皆從中藥醫方面獲得實際幫助,也使得中醫中藥等在當地的需求越來越大。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

除了本地人經過教育訓練以後在莫三鼻克提供中醫服務,也還有不少中國專家主動到當地,發揮一技之長,幫助有需要的人。在莫三鼻克開業十年的中醫師Wei Yang就是其中一位。“我們的按摩專門針對中風或有疝氣問題的患者,也會做足底和放松按摩等。”

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

這樣的中醫理療中心,在當地不單幫助患者、創造就業,也會向一些老年人進行義診,其使命之一就是普及中醫知識和弘揚中華文化。該中心的員工贊達梅拉 (Jenny Zandamela) ,目前就跟着學習一些按摩技術。

實踐澳門中葡平台作用

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

人們對中醫藥和相關療法的興趣和需求,讓中國與葡語國家在大健康産業方面有了良好的互動。

這些年,中國為葡語國家中醫藥專業人才教育訓練一直作出貢獻,而澳門透過中國與葡語國家經貿合作論壇(澳門)及粵澳合作中醫藥科技産業園等,持續在當中扮演着重要角色。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作
【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

傳承到莫三鼻克的中醫藥技術,今天已成為數百名莫三鼻克技術人員的新知識,并在全國各地應用在數以千計的患者身上。2018年起,莫三鼻克中部和北部地區的主要省級醫院引入了針灸療法,這作為莫三鼻克與中國雙邊合作的一部分,亦産生了持續推動的作用。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

同時,在中央政府的大力支援下,澳門特區大力發展大健康産業,緻力打造成國際中醫藥創新與科學研究中心,并擴大産品銷往葡語國家。

澳門透過粵澳合作中醫藥科技産業園,積極向葡語國家供應優質的産品,滿足了市場的需求,亦同時建立了良好口碑。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

粵澳合作中醫藥科技産業園

中醫藥産品從澳門揚帆出海

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

2021年,廣東省藥品監督管理局受國家藥品監督管理局委托,科學簡化港澳已上市傳統外用中成藥物在内地的注冊審批流程,進一步為粵港澳大灣區中藥産業發展創造了良好條件。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

目前,不少澳門品牌已在粵澳合作中醫藥科技産業園的幫助下,成功把澳門制造的中醫藥産品帶到莫三鼻克,并完成當地傳統藥品注冊,乘着中醫藥産業在橫琴粵澳深度合作區發展的東風揚帆出海。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

例如,2018年便有一個著名澳門破痛油品牌成功進入葡語國家市場。

“我們的産品是植物藥,可以用植物藥注冊進入莫三鼻克市場,是以跟産業園開展了合作。他們協助我們把産品進行葡語翻譯,完成在當地注冊的要求,并了解當地政府的需要。”

該公司負責人表示:“我們一直覺得莫三鼻克是一個試點。葡語國家還有很多,包括巴西、安哥拉、佛得角等,也是我們下一個目标。”

據介紹,其品牌的破痛油除了中國内地、香港、澳門以及莫三鼻克有售之外,還即将在新加坡和巴西上市。

【中葡論壇】葡語國家對中醫藥有需求,看看澳門在當中做了什麼工作

“中醫藥大健康産業是澳門'1+4'适度多元發展政策中的重要産業,是澳門未來發展實體經濟的重點。企業可以善用澳門的中葡商貿合作服務平台,将中醫藥大健康産品推廣到葡語國家。”不少在澳門落戶的中醫藥企業負責人,都對市場充滿信心。

文字及圖檔來源:

《Revista Macau》(《MACAU》葡文雜志)

《澳門》(中文雜志)

Medicina tradicional chinesa é procurada pelos Países de Língua Portuguesa, veja o que Macau tem feito

A medicina tradicional chinesa (MTC) é cada vez mais procurada nos Países de Língua Portuguesa (PLP), especialmente no tratamento auxiliar e no alívio da dor, tornando uma escolha mais procurada pelos moçambicanos. Ao longo do processo de saber, conhecer, popularizar até desenvolver, podemos ver o papel de Macau como ponte entre a China e os PLP.

Medicina tradicional chinesa serve a todo o mundo

Hoje em dia, não é nada difícil encontrar clínica terapêutica de medicina chinesa em Moçambique, e a confiança dos moçambicanos na acupunctura, nas massagens e na medicina tradicional chinesa tem muito a ver com o resultado obtido pelos pacientes depois de receberam os tratamentos.

“Procurei o tratamento terapêutico da medicina chinesa porque não conseguia andar, por causa da dor causada por um nervo ciático. Experimentei e estou muito feliz com o resultado. Logo na primeira sessão já me sentia bem melhor. Hoje consigo andar sem dores”, refere Valérie Morais, uma das pacientes da Clínica de Acupunctura, na capital de Moçambique. Luís Damas, médico desta clínica indicou que muitos pacientes com doenças difíceis e complicadas já sabem recorrer à medicina tradicional chinesa como um tratamento auxiliar.

Muitos moçambicanos têm recebido ajuda prática com a medicina chinesa, desde do combate à depressão e à ansiedade durante a epidemia, o alívio de desequilíbrios hormonais, de problemas digestivos ou respiratórios, até ao cuidado dos ombros, pescoço e articulações, o que torna a medicina tradicional chinesa cada vez mais procurada em Moçambique.

Para além dos moçambicanos que prestam serviços de medicina tradicional chinesa depois de receberem a devida formação, há ainda muitos especialistas chineses que desenvolvem as suas habilidades em Moçambique para ajudar as pessoas. Wei Yang é um especialista em medicina tradicional chinesa que abriu a sua clínica em Moçambique há dez anos. “A minha massagem é especializada para pessoas que tenham tido problemas associados a acidentes vasculares cerebrais ou hérnias. Também faço reflexologia, que é uma massagem à planta do pé, e massagens para relaxamento”, diz o médico.

Este tipo de clínica da medicina tradicional chinesa não só ajuda os pacientes, cria empregos e até oferece consultas gratuitas a alguns idosos, mas também assume o papel de promover a medicina tradicional chinesa e a cultura chinesa. Jenny Zandamela, uma das funcionárias da clínica, tem aprendido técnicas de massagem.

Pôr em prática o papel de Macau como plataforma sino-lusofónia

O interesse e a procura das pessoas pela medicina tradicional chinesa e relativas terapêuticas conduz uma boa interacção entre a China e os PLP na indústria de Big Health.

As autoridades chinesas têm contribuído para a formação de profissionais na área da medicina tradicional chinesa nos PLP, com Macau a desempenhar um papel importante neste contexto, tanto através do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) como do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau.

As técnicas da medicina tradicional chinesa transmitidas a Moçambique tornam-se hoje um novo conhecimento de centenas moçambicanos e utilizadas em milhares de pacientes em todo o país. Em 2018, a acupunctura foi introduzida nos principais hospitais provinciais das regiões centro e norte de Moçambique, no âmbito da cooperação bilateral entre Moçambique e a China.

E ao mesmo tempo, com o forte apoio do Governo Central, a Região Administrativa Especial de Macau está empenhada em desenvolver a indústria de Big Health, num esforço em prol da construção de um centro internacional de inovação e investigação científica na medicina tradicional chinesa e alargada à exportação de produtos para os PLP.

Através do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong–Macau, Macau fornece activamente produtos de alta qualidade aos PLP, satisfazendo a procura do mercado e ao mesmo tempo estabelecendo uma boa reputação.

Produtos da medicina tradicional chinesa partem de Macau para o mundo

Em 2021, incumbido pela Administração Nacional de Produtos Médicos, a Administração de Medicamentos da Província de Guangdong lançou a política de simplificação do processo de registo e da aprovação de medicamentos tradicionais chineses de uso externo já comercializados em Hong Kong e Macau, criando assim melhoras condições para o desenvolvimento da indústria da medicina tradicional chinesa na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Com o apoio do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong–Macau, várias marcas de Macau conseguem, com sucesso, o registo e a comercialização em Moçambique de medicamento tradicional chinês fabricado em Macau, aproveitando o bom vento do desenvolvimento da indústria da medicina tradicional chinesa na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin para navegar no mundo.

Por exemplo, em 2018, uma famosa marca de óleo medicinal começou a ser comercializada nos PLP.

“Os nossos produtos são de origem biológica, pelo que podemos entrar no mercado moçambicano através do registo como produto biológico e da área da saúde. Iniciamos uma cooperação com o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong–Macau, que nos ajudou a traduzir os documentos para português, em cumprir alguns requisitos de registo local e em compreender as necessidades do governo moçambicano.”

“Sempre encarámos Moçambique como um projecto-piloto. De facto, há muitos outros PLP, incluindo o Brasil, Agola e Cabo Verde, que são os nossos próximos alvos”, apresentou o responsável da respectiva empresa.

Segundo o mesmo responsável, para além do Interior da China, Hong Kong, Macau e Moçambique, a sua marca de óleo medicinal vai entrar também no mercado de Singapura e do Brasil.

"A indústria de Big Health da medicina tradicional chinesa é uma indústria importante na estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada da economia “1+4 e é uma das prioridades do desenvolvimento da economia real de Macau no futuro. As empresas podem tirar pleno proveito da plataforma de serviço para a cooperação comercial entre a China e os PLP de Macau, de forma a promover os produtos de Big Health da medicina tradicional chinesa para os PLP." Vários responsáveis de empresas da medicina tradicional chinesa que se instalam em Macau mostram optimista com o mercado.

繼續閱讀